Project Description

Área de atuação: Zootecnia
 
LocalFaculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
 
Descrição: O Laboratório de Nutrição Animal (LANA) da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) atende com aulas práticas os cursos de Graduação em Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, bem como aos cursos de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, Ciência Animal e Ciências Veterinárias. Vinculado aos PPGS são desenvolvidas pesquisas na área de Forragicultura e Pastagens e Nutrição e Produção Animal, as quais fazem parte das dissertações de mestrado e doutorado dos discentes dos programas citados. Desta forma, o Laboratório tem um papel decisivo na formação de recursos humanos e geração de conhecimento na área de Zootecnia.

O LANA também dá suporte atividades de ensino e pesquisa demandadas pelos pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação de cursos como: Biologia, Química, Nutrição, Engenharia Florestal, etc. Adicionalmente, permite a manutenção de parcerias com empresas privadas e produtores para avaliação de alimentos e desenvolvimento de pesquisas em nutrição animal. A adequada elaboração de rações para animais passa necessariamente por uma refinada análise dos alimentos, buscando melhorar a produtividade e saúde dos animais, bem como minimizando os impactos ambientais advindos da excreção de nutrientes no meio ambiente. 
Com o LANA, tem-se a oportunidade de expandir e qualificar as análises dos alimentos destinados a alimentação animal, avaliar e desenvolver novos produtos, desenvolver estudos de microbiologia e potencializar a qualificação de mão de obra.
No LANA são analisados alimentos (forragem e concentrados) destinados à nutrição animal, como à criação de ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos) e não ruminantes (aves, suínos, equinos e coelhos) quanto aos seus teores de: matéria seca (MS), proteína bruta (PB – N total), matéria mineral total (cinzas) e minerais (Ca, P, Mg, Na, etc), extrato etéreo (lipídeos totais), carboidratos totais, fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA), FDN indigestível, lignina, frações nitrogenadas e dos carboidratos totais. Também são realizados ensaios de digestibilidade in vitro da MS e orgânica, técnica in vitro de produção de gases. Essas determinações também são efetuadas em amostras fecais e ruminais, no sentido de permitir a obtenção de mensurações da digestão dos nutrientes dos alimentos e dietas.

 
Equipamentos:  Autoclave vertical
Balança analítica e de precisão
Banho Dubnoff com agitação orbital
Bloco digestor 
Centrífuga refrigerada + rotor de ângulo fixo
Cromatógrafo à gás
Destilador de nitrogênio / proteína
Espectrofotômetro de absorção atômica
Estufa com circulação e renovação de ar
Estufa de circulação forçada
Estufa de esterilização e secagem
Extrator de gordura crua
Extrator de óleos e graxas
Forno tipo mufla
Incubadora in vitro
Liofilizador (Freeze Dryer)
Moinho de bola, com câmara fechada
Moinho de facas, tipo Willye
Moinho Macro, tipo Willye
Moinho Micro, de rotor vertical, com facas móveis e fixas
pH metro de bancada e portátil
Sistema de purificação de água – Milli-Q
Transdutor de Pressão – Datalogger Pressure
Ultrafreezer vertical (-86 °C, ultra low)  

 
Coordenador/Responsável do Laboratório: Luciano da Silva Cabral
 

Lattes: Lattes do responsável

Email:claudiot@terra.com.br; toledo.claudio@gmail.com, lucianoufmt@gmail.com;

Telefone: (65) 99989-0736 / (65) 99975-5858

Tem interesse nas atividades desenvolvidas neste laboratório? Fale conosco!