Para que a sociedade aproprie-se do conhecimento gerado pela UFMT em forma de produtos, serviços e processos de melhoria contínua ou inovadores, o Escritório de Inovação Tecnológica tem como eixo estratégico a Cultura Empreendedora, a fim de que ela possa cumprir suas funções de ensino, pesquisa, extensão e inovação, criando valores econômicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros, por meio do conhecimento gerado pela UFMT. Além de estimular a cultura do empreendedorismo, da aceleração e da incubação de empreendimentos, o EIT é um articulador na busca de parceiros internos e externos para alavancar o desenvolvimento de ideias empreendedoras dentro e fora do ambiente acadêmico.

POTENCIAL EMPREENDEDOR DA COMUNIDADE ACADÊMICA:Identificar o potencial empreendedor dos docentes e estudantes da UFMT, por meio de aplicação de questionário on line.

SENSIBILIZAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO: Promover eventos para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a expansão do termo empreendedorismo (Marco Legal e o docente empreendedor, propriedade intelectual, o papel do EIT, a legislação das EJs, constituição de startup, spinoff, etc.).

AÇÕES EMPREENDEDORAS PARA DOCENTES: Atualizar os docentes da UFMT (todos os câmpus) sobre as temáticas empreendedorismo e inovação, bem como as ações promovidas pelo ecossistema local, por meio de consultoria e mentoria aos docentes.

AÇÕES EMPREENDEDORAS PARA ESTUDANTES: Atualizar os estudantes da UFMT (todos os câmpus) sobre as temáticas empreendedorismo e inovação, bem como as ações promovidas pelo ecossistema local, capacitando as EJ’s, startups, spinoffs e promovendo eventos de Meetup, de Observatório de Problemas/Ideação, de apresentação dos Projetos/Mentoria, de aceleração e/ou incubação.