Project Description

Autores: Marcelo Sacardi Biudes; Elio Santos Almeida Júnior; Armando da Silva Filho; Nadja Gomes Machado.
Co-Titulares: Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.
País de desenvolvimento: BR
Ano de desenvolvimento: 2021
Categoria da patente: Produto
Número da patente: BR 20 2021 014390 3
Resumo: A presente invenção refere-se à medição indireta e não destrutiva do índice de área foliar (IAF) por meio da detecção instantânea da transmissividade da radiação fotossinteticamente ativa (RFA) do dossel, com medidas simultâneas de RFA incidente e transmitida. Trata-se de uma sonda linear para medição da RFA transmitida, um sensor de RFA incidente e transmissão das medidas empregando uma conexão sem fio dedicada, e uma unidade de controle, recebimento dos dados dos dois módulos de medida da RFA incidente e transmitida, cálculo do IAF, gerenciamento, exibição e armazenamento das medidas de IAF e variáveis intermediárias. Ademais, um microcontrolador da unidade de controle avalia a conexão com a sonda e o sensor de incidência, faz a leitura das coordenadas geográficas, data e horário, julga se os valores medidos da RFA transmitida é menor ou igual a incidente, calcula o valor do IAF automaticamente, monitora os níveis de tensão da bateria interna e do módulo de medida da RFA incidente, monitora a temperatura interna do sensor de incidência para evitar superaquecimento, verifica a conectividade com o sensor de incidência e permite o armazenamento de novas medidas a visualização e exclusão de medidas previamente armazenadas.

Tem interesse nesta patente? Fale conosco!